quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Maurício de Sousa cria personagem gay na revista "Tina"


A revista "Tina", da editora Panini, surpreendeu quando sua 6ª edição trouxe, na história de capa, o primeiro personagem aparentemente gay das histórias de Mauricio de Sousa, criador da fantástica Turma da Mônica.

O melhor amigo de Tina, chamado Caio, confirma ter um "compromisso" com outro rapaz. Para defender o amigo, Tina discursa contra preconceito em geral.

De acordo com a assessoria de Maurício de Sousa, é a primeira vez que o assunto é abordado abertamente nas histórias. Na Turma da Mônica Jovem, no entanto, a personagem Denise utiliza-se de várias gírias adotadas – também – pelos gays. O próprio Maurício afirmou que Denise poderia ter um amigo gay e assimilado o vocabulário dele.

Tina é uma personagem que foi criada nos anos de 1960, inicialmente com um visual hippie, e agora é estudante de jornalismo e suas histórias são voltadas para um público mais adolescente.

Veja a tira da revista que aborda o assunto:



"Turma da Mônica Jovem": personagens usam gírias gays

Lembra daquela turminha ingênua, inocente que vivia brincando no Bairro do Limoeiro? Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali? Pois então, antes eles diziam coisas como "não seja boba" ou "não acredito". Agora, crescidos, eles preferem termos mais liberais, entre eles estão: babado forte, bofe, se joga, escândalo, pão com ovo, abafa o caso, uó e a louca. Algumas das tradicionais gírias gays foram parar nas páginas de histórias em quadrinhos. Na edição número cinco do gibi Turma da Mônica Jovem (que apresenta os conhecidos protagonistas da Turma da Mônica em versão crescida e em formato mangá, preto e branco), a personagem Denise tem um vocabulário cheio de referências do mundo gay.

Denise é uma personagem secundária da turminha. Nas histórias tradicionais, quando eles são crianças, a garota é sempre citada como uma amiguinha que adora fofocas. Em 2007, a festa de aniversário da personagem inspirou histórias nos gibis da Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Cada um deles passava por uma situação que tinha como pano de fundo sua ida até a casa da garota.

Como não era uma personagem fixa, em algumas de suas participações nos gibis antigos a cor de seu cabelo mudava entre loiro, moreno e ruivo. De 2007 para cá, Maurício de Sousa resolveu que Denise seria ruiva e não mudaria mais sua aparência, dando à garotinha mais participação nas histórias de Mônica e Magali. Na edição jovem da Turma da Mônica, Denise tem personalidade forte, embora tenha comportamento mimado e estabanado em algumas situações. A personagem aparece na capa do 5º número da coleção ao lado de Magali e Mônica, vestindo uma blusa roxa, saia rosa e meias listradas vermelha e amarela.

No entanto, as gírias gays não são uma grande novidade nos quadrinhos da Turma da Mônica Jovem. Desde o primeiro número, Magali soltava frases como "tô bege" ou "a louca".

Até a 4ª edição da fase adolescente, os heróis das tirinhas tinham que enfrentar uma lendária bruxa má japonesa que, liberada de sua prisão mágica pelo vilão "Capitão Feio", raptava pais e amigos dos jovens. A partir da quinta edição os personagens passam a viver as aventuras do dia-a-dia, com os dilemas propícios da adolescência.

Em editoriais e informações divulgadas na imprensa, Mauricio de Sousa afirma que nestas novas aventuras os personagens vivenciarão temas adequados para a idade, como namoros, violência, drogas e sexo. Será que Maurício vai introduzir um personagem gay entre a turma?